No Café com Fé dessa última quinta-feira, Adriano Dutra recebe o casal Márcio e Jerusa Slomp, casados há 21 anos, pais de 6 filhos, que dão seu testemunho do que é assumir cem por cento a educação e o ensino de seus filhos, seus desafios e os benefícios dessa prática, que é muito comum em outros países, como os EUA e tem ganhado muitos adeptos também no Brasil.

O casal, que educa seus filhos mais novos através do método de homeschooling, esclarece que isso, nada mais é do que quando a família, que «é autora, responsável e a soberana no sentido da educação integral dos filhos» e o homeschooling acontece quando «a família assume também a instrução da parte de conteúdos que faz parte da educação que normalmente é feita na escola».

«A criança não vai para escola e passa a receber a formação intelectual, acadêmica, em casa, com a ajuda ou não de tutores, instrutores, através de um método que a família escolhe». Eles esclarecem que isso é feito respeitando um programa que leva em consideração cada etapa de formação da criança.

O homeschooling não se confunde com o Ensino à Distância, em que o aluno está matriculado em uma escola e assiste às aulas em sua casa. O homeschooling é uma modalidade completamente diferente.

Jerusa explica que «o homeschooling está presente em 63 países ou mais». Nos EUA é onde há o maior número de famílias adeptas a esse método educacional e lá, desde sempre, isso foi autorizado. No Brasil, segundo dados da Associação Nacional de Educação Domiciliar, já são 7500 famílias que se anunciaram praticando o homeschooling no Brasil, com 15000 estudantes entre 4 e 17 anos, mas há uma estimativa que seja mais do que o dobro, pois existe um receio das famílias em assumir publicamente isso ou ainda estão em processo de adaptação ao método.

Ainda que esses números possam parecer grandes no Brasil, nos EUA se fala de 6,5 milhões de famílias educadoras, que também possuem a característica de serem famílias mais numerosas, com um grande número de filhos, o que faz com que lá, o número de alunos chegue perto de 20 milhões de jovens e crianças, segundo dados da Associação de Defesa Legal do Ensino Domiciliar daquele país (HSLDA, por sua sigla em inglês).

Márcio reforça que no processo de homeschooling, o foco é o indivíduo, isto é, a criança, e os pais precisam ter a percepção de que, no caso específico de um filho, se o homeschooling não está dando certo e na escola aquela criança aproveitaria mais, é necessário se tomar a atitude de matriculá-la no método ordinário de ensino. O homeschooling não é um processo irreversível, explica Jerusa.

A legislação do Brasil permite que a criança vá para a escola e seja admitida no nível que ela está de conhecimento, sem ter que regressar a etapas anteriores. A escola é obrigada, por força de lei, a fazer um teste de conhecimento na criança e permitir que ela se insira, da melhor forma possível, na etapa que corresponde a sua idade.

Socialização

Jerusa recorda que uma das alegações que os críticos do homeschooling fazem que é justamente o fato da criança não socializar com seus pares. Para esses críticos, a criança só teria uma socialização quando convivesse com seus pares em salas de aula. Contudo, numa pesquisa feita pela HSLDA nos EUA, percebeu-se que entre as pessoas oriundas da escola, só a metade, isto é, 50%, possuem algum tipo de participação comunitária, enquanto que, no grupo de pessoas oriundas do homeschooling, esse número sobe para 88,3%. Isso é um sinal de socialização em toda etapa de crescimento da criança.

Jaime e Jerusa também recordam que as crianças não ficam por conta de si mesmas no sistema de homeschooling. Seus filhos, por exemplo, têm aula de canto em coral e assumem parte da liturgia em sua paróquia, fazem natação e competem, as meninas têm aulas de balé, o menino tem aula de futsal, todos fazem aula de música em escola própria, frequentam a catequese paroquial e aula de artes, o que lhes garante um ambiente repleto de crianças de sua idade.

A decisão pelo Homeschooling

Jerusa e Márcio contam que a decisão começou a se dar quando foram buscar uma escola para seu segundo filho que tivesse uma boa disciplina e contasse com valores sólidos para sua educação. Sua peregrinação, como dizem, se deu por quatro escolas e perceberam que mesmo as escolas tradicionais católicas estavam terceirizando seus setores e perceberam a demissão de professores antigos que tinham o compromisso de educar e a inserção de coisas no ambiente escolar que eram contrários a valores e a uma verdadeira educação.

Nesse mesmo tempo, o casal teve contato com uma família que já praticava a educação domiciliar e era sensível o nível de desenvolvimento dos filhos dessa família. Depois disso, Jerusa participou de um congresso de artes liberais em Porto Alegre em que o tema do homeschooling foi tocado, especialmente falando sobre a «educação clássica». Somando a isso, ao analisar as apostilas escolares de seu filho de 15 anos, perceberam que o conteúdo escolar estava sendo trocado por bandeiras ideológicas, mesmo em matérias científicas.

Jerusa e Márcio ilustram que a escola, hoje, e toda a padronização do ensino que se segue, busca formar um profissional bem sucedido e não uma pessoa bem sucedida. E, o que os preocupa é que «a cultura hoje está bem desvinculada do trasncendente».

Uma coisa importante a se frisar, segundo Márcio, é que o homeschooling não é uma escola em casa, isto é, uma sala de aula com um professor ensinando, mas se trata de um processo que estimula a criança ou o jovem a ser autodidata. Portanto, a rotina não é uma rotina escolar. A educação clássica é baseada no «Trivium». Primeiro a criança aprende a gramática, depois a lógica e, por fim, a retórica, que são princípios que estão inseridos em todas as partes de nossa vida. A escola, por sua vez, costuma fragmentar o conhecimento em matérias.

O casal Jerusa e Márcio, também trouxe dicas importantes para pais que buscam oferecer aos filhos a mudança para o Homeschooling, que podem ser vistas no vídeo abaixo. Até mesmo para pais cujos filhos estão caminhando para o ensino médio. Além disso, eles possuem um site em que reuniram todas as dicas e práticas para quem deseja praticar o ensino domiciliar (https://domusaurea.net.br).

  • O Café com Fé é o podcast do Instituto Católico de Liderança e é transmitido pelo canal de Youtube do Instituto e pelo Instagram @liderescatolicosbr todas as quintas-feiras. Ele também pode ser ouvido nas melhores plataformas de podcast e através do aplicativo de meditações católicas Seedtime.