No Café com Fé desta quinta-feira, Adriano Dutra recebe André e Karina Parreira. Eles estão casados desde 1998 e são pais de 7 filhos. Há mais de 20 anos atuam na preparação para o matrimônio e na formação de agentes de Pastoral Familiar. Foram membros da Comissão Nacional da Pastoral Familiar e foram convidados a serem conferencistas no X Encontro Mundial das Famílias, em Roma. 

Para o casal, o aumento do número de divórcios no mundo, especialmente durante o tempo da pandemia, em que o casal foi, de certa maneira, obrigado a estar junto todo o dia, reflete a maneira como o matrimônio é buscado, vivido nas últimas décadas.

Quando o matrimônio migra de um aspecto religioso para um acordo social, quando se dessacraliza o matrimônio, tornando-o apenas um casamento, você começa a perceber as diversas razões que são usadas para um divórcio. Contudo, para André e Karina, o que falta hoje em dia é contemplar o matrimônio como um sacramento. 

O Matrimônio é um Plano de Deus

O matrimônio é querido por Deus para que um cônjuge possa ajudar o outro a chegar à santidade, ao céu. Portanto, diz André, se o objetivo é grande (ir ao céu), as barreiras que surgem durante a vida, são pequenas.

Karina lembra que o matrimônio é uma caminhada com Jesus. É um projeto de Deus, mas Ele mesmo dá a força necessária ao casal para viverem juntos os desafios que surgem no dia a dia, justamente pela força do sacramento. 

André ilustra que a maior fragilidade do matrimônio é não saber porque ele é maravilhoso. Portanto, se o casal não tem em vista essa dimensão, é preciso buscar estar na presença de Deus constantemente para que Ele revigore também o matrimônio, até mesmo para buscar ajuda de pessoas que sejam preparadas para ajudar. 

Para encerrar, o André e Karina recordam que o matrimônio é plano de Deus e tem tudo para dar certo se nós o reconhecemos como plano de Deus. E sempre é tempo de começar um novo dia, renovar o relacionamento e avaliar o que é o matrimônio para nós, buscar em Deus essa garantia de que estamos vivendo uma vocação dada por Deus. 

  • Ouça o Podcast Café com Fé através do aplicativo Seedtime, onde você também encontrará meditações para todos os momentos e situações que estiver passando em sua vida. Adquira o hábito da meditação diária.