Deus sempre fala conosco, essa é uma das realidades básicas de nossa fé. Mas nem sempre conseguimos ouvir a voz de Deus e isso acontece por causa de algumas coisas que fazemos e Jesus vem hoje nos ensinar a identificar essas atitudes que nos impedem de ouvir a Deus.

Uma parte caiu no caminho: a mente estreita

Jesus começa a parábola do semeador dizendo que aquele semeador começou a semear e uma parte caiu no caminho. Muitas vezes, especialmente se não estamos acostumados com caminhadas ao ar livre, não temos noção do que isso significa.

Os caminhos em meio aos campos são estreitos e duros, criados pela passagem das pessoas e dos animais e são feitos de maneira que só passa uma pessoa por vez. É claro que numa terra desse tipo nenhuma semente pode crescer. Pois bem, às vezes, Deus encontra mentes e corações que são assim: estreitos e duros.

Pessoas que não acreditam que Deus possa falar com eles. Pessoas que desistiram de tentar construir um relacionamento com Deus. Sentem-se decepcionadas por Deus. Pessoas que estão bravas e culpam a Deus por alguma desgraça de sua vida.

Uma mente estreita é uma mente que nem quer dar a Deus uma oportunidade para a iluminar. E esse coração pode estar endurecido por orgulho, por medo ou por amargura.

Uma parte caiu entre as pedras: a vida superficial

Esta segunda semente caiu numa terra cheia de espinhos, uma terra com tanta pedra que a semente não consegue lançar raízes e crescer. É a imagem de uma vida cheia de barulho, solicitada por tantas coisas superficiais que não há espaço para mais nada.

Deus quer falar conosco, mas da mesma forma que o atendimento ao cliente de alguma empresa, todas nossas linhas estão ocupadas com o último lançamento da moda, com o último negócio para se tornar milionário em sete dias, com a última fofoca ou a última polêmica no congresso. É tanta coisa que não dá nem para seguir o ritmo dos acontecimentos.

O coração superficial pode escutar a palavra de Deus e gostar dela, se entusiasma, mas como vive num turbilhão de coisas e de superficialidades, rapidamente esquece.

“Quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz.”

(Mateus 13, 6)

Para não ser uma terra com pedras, temos que dedicar tempo para Deus, tempo para a oração e a meditação. Este pode ser o hábito que maior impacto tenha na nossa vida: o encontro diário com Deus.

Uma parte caiu entre espinhos: a vida ocupada demais

Esta terceira semente caiu numa terra cheia de espinhos. Se antes tratava-se de uma vida superficial, agora trata-se de uma vida ocupada demais.

Os espinhos, dos que fala Jesus, representam todas essas coisas que sufocam nossa vida, que preenchem todos os cantos de nossa mente ou de nosso coração. Esses espinhos podem ser coisas até boas, mas que nos distraem e nos dificultam falar com Deus.

Estar muito ocupado não significa ser muito produtivo. Cuidado com a esterilidade de uma vida ocupada demais! Deus quer que tenhamos uma vida muito produtiva e feliz, mas ao mesmo tempo, quer que tenhamos paz.

Quando Jesus explica os espinhos, diz que os espinhos são: as preocupações, o dinheiro e os prazeres da vida.

Muitas coisas podem se converter em espinhos que asfixiam a voz de Deus. Inclusive coisas boas. Cada um pode fazer a sua própria lista: um relacionamento, um trabalho, uma viagem, inclusive o tempo livre e o desejo de descansar.

Se você quiser cultivar esse relacionamento com Deus, lembre-se: dedique tempo para a oração todo dia, mas também saiba tirar as ervas daninhas, os espinhos que levam inquietação ao coração, preocupações desnecessárias, tentações ou superficialidade. O relacionamento com Deus precisa de tempo e cuidado.

Um grande auxílio em nossa vida diária para que possamos criar o hábito de estar com Deus todos os dias é o app católico de meditações Seedtime. Nele você encontra um conteúdo precioso e uma maneira muito prática para fazer essa jornada de amizade com Deus, dia a dia.


Assista à homilia do Pe. Rodrigo Hurtado em que ele nos ajuda a compreender melhor essas atitudes que nos impedem de ouvir a voz de Deus em nossa vida no link abaixo: