Hoje Jesus nos fala do fogo que veio a trazer à terra, de um batismo que tem que receber. Jesus diz que traz divisão, não união. Guerra, não a paz. A oposição a Jesus já começa a crescer naquele momento e Ele, então, fala sobre isso a seus discípulos.

Uma das características dessa atitude de Jesus é que Ele não deve satisfação a ninguém. Seu único objetivo é ser fiel a Deus, à verdade, à sua missão. Mas Ele sabe que isso incomodará a muitos. Colocará em xeque os interesses de muitos…

Eu diria que o tema do evangelho de hoje é a oposição que nossa fidelidade a Deus e a verdade gera na sociedade. Nós vimos essa oposição crescer contra Jesus.

Depois da ressurreição, vimos ela crescer mais contra a primeira comunidade cristã: todos os apóstolos morreram mártires. Eles diziam aos fariseus que os perseguiam: “É necessário primeiro obedecer a Deus, antes que aos homens.” (Atos 5, 29) Depois deles, milhares de outros cristãos foram mártires por serem fiéis a Deus.

Desde aquela época, a perseguição contra os cristãos nunca parou. Hoje se calcula que 70 milhões de cristãos morreram pela sua fé durante a história do cristianismo. Se damos uma olhada no mundo atual, segundo o relatório da Open Doors, só no ano passado 360 milhões de cristãos sofreram perseguição alta ou extrema por causa de sua fé (5.898 foram assassinados). Isto representa 1 a cada 7 cristãos no mundo.

E sem ir tão longe, talvez você mesmo já tenha experimentado medo de ser autêntico e ser fiel na fé porque sofreu preconceito ou perseguição no trabalho, às vezes, até mesmo no matrimônio. Talvez você tenha sido censurado, cancelado, ridicularizado ou excluído por causa de sua fé. Ou atacado, perdendo um cliente, um emprego etc. Isto é algo que acontece muito no mundo de hoje. Ser cristão não é para amadores.

Jesus era bem consciente desta realidade. Na primeira leitura escutamos a história de Jeremias, que por sua fidelidade a Deus, por anunciar aos judeus o que eles não queriam escutar, foi acusado e o jogaram num poço para morrer…

A segunda leitura, com a carta aos Hebreus, nos fala de um “combate que nos é proposto” e que muitos personagens do antigo testamento enfrentaram e venceram (isso está no capítulo 11 da carta aos Hebreus).

Hoje eu gostaria de falar sobre como permanecer fortes diante da oposição, da crítica e sermos fiéis a Deus. Como dar testemunho de nossa fé no trabalho, na família, na sociedade, e não ter medo.

Primeiro você verá que, para ter coragem, temos que lembrar de três coisas muito importantes e depois vamos falar de 6 benefícios de permanecer fiel a Deus, apesar das dificuldades.

6 benefícios de permanecer fiel a Deus

1 – Fortalece a fé

A própria vitória do medo já é um grande benefício porque fortalece nossa fé, a faz mais concreta e aumenta sua capacidade para atuar sobre nossa vida. Tornamo-nos mais corajosos e mais fortes para enfrentar as dificuldades por causa da fé.

2 – Constrói o caráter

Caráter é o que você é, reputação é o que as pessoas acham que você é. O caráter só pode ser desenvolvido de um jeito. Com exercício, como os músculos na academia. Eu só cresço na fé e no caráter, quando eu coloco essa fé e esse caráter à prova. É normal sentir medo, mas o medo é precisamente a pressão que meu caráter e minha fé precisam para crescer.

3 – Dá a Deus a chance de fazer um milagre

Eu acho que muitos cristãos nunca viram um milagre na sua vida, porque nunca saíram de sua zona de conforto. Nunca arriscaram realmente sua pele. Nunca precisaram de um milagre. Você só descobrirá o poder de Jesus quando trocar sua segurança pela confiança em Jesus.

4 – Torna-se inspiração para outros católicos

Você sabia que a coragem é contagiosa? Quando você é corajoso, outras pessoas também se animam a ser corajosas. Quando o general parte no seu cavalo diante do exército com a espada gritando, “Nunca desistiremos!” todo o exército vai atrás… Por quê? Porque a coragem é contagiosa.

5 – Torna-se um poderoso testemunho diante dos que não acreditam

Você quer ser mais corajoso e ter mais caráter para testemunhar sua fé, tem que passar mais tempo com Jesus, como os apóstolos. Também nós, quando somos coerentes e damos testemunho corajoso de nossa fé, podemos impressionar os não praticantes, aqueles que não acreditam em Cristo.

6 – Acumula um grande prêmio no céu

O medo que sentimos é temporário, mas o prêmio que recebemos é eterno. Deus está vendo sua fidelidade, se você permanece firme quando chegam as dificuldades.

“Bem-aventurados sois vós quando vos insultarem, e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos sobremaneira, pois é esplêndida a vossa recompensa nos céus”

(Mateus 5, 11)

Lembre-se, o que dá a força para perseverar é a intimidade com Deus, a oração constante. Quanto você reza? Quanto você dedica à oração a cada dia? Aí está o segredo para saber enfrentar a oposição na sua vida como Jesus.

  • O Pe. Rodrigo Hurtado LC transmite a celebração da Santa Missa e sua homilia com Estudo Bíblico aos domingos através de seu canal do YouTube. Acesse o link abaixo, deixe seu like e compartilhe com seus amigos.