Nesse último domingo do Tempo Comum, a Igreja celebra a Solenidade de Cristo Rei do Universo, e o Pe. Rodrigo Hurtado LC, em sua homilia, faz uma reflexão sobre o que significa essa festa e como podemos ser súditos de Jesus.

O padre recorda que, de fato, Deus é Rei, porque Ele governa sobre todo o Universo. Ele criou todas as coisas, as estrelas do céu, todas as galáxias e governa sobre tudo isso. Tudo é obra de Suas mãos e de Sua vontade e quando Ele fala, tudo obedece. Pela palavra, Jesus acalma as tempestades, transforma a água em vinho, os doentes são curados, os cegos recuperam a visão, os leproso são purificados.

Mas, Ele não quis criar um universo só com seres que fizessem as coisas automaticamente ou instintivamente, Ele também quis dotar esse mundo de seres humanos que, conhecendo-o, amassem a Ele livremente.

Deus reina sobre o universo inteiro, exceto em nossos corações e isso é um mistério. Aí Deus tem que conquistar nosso amor, Deus quer que nós o amemos.

Após a queda da humanidade, com o pecado de Adão e Eva, os homens deram as costas para Deus que, por sua vez, bolou um plano para reconquistar o mundo, nosso amor e poder restaurar o Universo, de maneira que tudo então daria glórias ao único Deus que existe.

Em que consiste esse plano? No fato Dele mesmo vir ao mundo, se encarnar, entrar no mundo com humildade, com a paz e silêncio como vamos contemplar agora na festa de Natal, ilustra o padre.

Dessa maneira, Ele veio para conquistar, um a um, os corações de todos os seres humanos. Ele veio para pregar o amor e ensinar-nos o caminho que nos leva a Deus, veio para mostrar a verdade sobre a realeza de Deus e como nós encontraremos nossa máxima felicidade ao sermos súditos desse Reino. Aí então, Ele decide mostrar o seu amor até o ponto de morrer em uma cruz.

Pe. Rodrigo também nos ensina que a morte não podia reter Jesus e, portanto, Ele ressuscitou e subiu aos céus, mas a semente já estava plantada. Deus veio ao mundo, em uma gruta em Belém, do jeito simples e pobre, porque queria reconquistar nosso coração sem usar de violência. Ele nos deixou uma mensagem e, mesmo tendo voltado ao céu, ela continua se espalhando pelo mundo inteiro, até que Ele volte.

Contudo, nos diz o padre, Sua segunda vinda já não mais será como da primeira vez, mas como lemos nas Escrituras, Ele voltará em glória e majestade para, de uma vez por todas, estabelecer seu Reinado. Mas a decisão de ser súdito de Cristo tem que ser tomada agora e não quando Ele voltar em sua glória.

É agora que Jesus tem que ser o Rei de nossas vidas. Ou nós estamos com o mundo, com o pecado, com a mentalidade do mundo que rejeita a Cristo, ou nós estamos com Cristo.

E o Pe. Rodrigo nos pergunta como tomamos essa decisão, e nos explica que a resposta foi dada por S. Paulo no capítulo 2 da carta aos Filipenses. Nessa carta, Paulo nos incita a ter os mesmos sentimentos de Cristo, que mesmo sendo Deus, assumiu a condição humana. A humildade é a primeira condição para sermos súditos de Seu Reino.

A humildade não é achar que nós não valemos nada. Se eu penso que não valho nada, então estou admitindo que Deus faz coisas ruins. Ao contrário, Deus nos deu talentos e dons que só nós temos. Deus criou a cada um de nós com amor eterno e infinito.

A humildade não é fingir que não valho nada. Não podemos fingir que não valemos para nada. Isso, em primeiro lugar, é mentira e isso não é o que Deus quer.

A humildade verdadeira é gostar das coisas pequenas, das coisas simples, gostar de não ser aplaudido, de não ser exaltado. Mas, quando se exige sua disposição, seu talento, a pessoa humilde se coloca a serviço dos outros, para cumprir a missão de Deus.

No mesmo capítulo 2 da carta aos Filipenses, S. Paulo ainda continua, dizendo que Jesus humilhou-se ainda mais, sendo obediente até a morte na cruz. Jesus nos mostra o amor de Deus através do sacrifício de sua própria vida. O amor é sacrificial. O sacrifício é uma expressão de amor que não comporta a ambiguidade.

Finalmente, S. Paulo nos diz que a última coisa que devemos fazer é confessar com nossa língua que Jesus é o Senhor e dobrar nosso joelho diante dele. Isso significa colocá-lo em primeiro lugar em nossa vida.

  • Pe. Rodrigo Hurtado LC transmite a celebração da Santa Missa através de seu Canal do YouTube todos os domingos, às 18h.