Falar que é Cristão é fácil, ler e decorar os mandamentos também é tranquilo.

Contudo praticar o cristianismo, ser cristão, na prática, é para poucos (mas não deveria ser). Você já parou para pensar se você pratica mesmo o cristianismo?

Um dos jeitos de se atentar a isso é saber sobre as Obras de Misericórdia, já que elas podem servir como guia de como agir. Mas primeiro, o que são as obras de misericórdia?

Bom, as Obras de Misericórdia são atos caridosos que cuidam e ajudam o próximo, colocando-nos sempre em uma posição de servir. Elas podem ser feitas no dia a dia e servem principalmente para tornar o mundo um lugar melhor, além de purificar sua alma.

Vivendo como verdadeiros apóstolos

O Papa Francisco, em sua Bula Misercordiae Vultus, escreve:

“A pregação de Jesus apresenta-nos estas obras de misericórdia, para podermos perceber se vivemos ou não como seus discípulos.”

Como dito, são uma boa maneira de nos espelharmos naqueles que foram mais próximos de Jesus.

Basicamente as obras de misericórdia são 14, divididas entre obras corporais e espirituais.

As obras de misericórdia corporais aparecem na bíblia quando Mateus narra o episódio do juízo final, de lá, a Santa Igreja retirou 7 obras que levam as pessoas ao Reino dos Céus:

E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.

Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.”

Mateus (25, 31-40)

Em suma, as Obras de Misericórdia Corporais são:

  1. Dar de comer a quem tem fome;
  2. Dar de beber a quem tem sede;
  3. Vestir os nús;
  4. Dar pousada aos peregrinos;
  5. Assistir aos enfermos;
  6. Visitar os presos;
  7. Enterrar os mortos.

Já as Obras de Misericórdia Espirituais são retiradas pela Igreja de outros textos das Sagradas Escrituras e das próprias atitudes de Cristo. São elas:

  1. Dar bons conselhos;
  2. Ensinar os ignorantes
  3. Corrigir os que erram;
  4. Consolar os tristes;
  5. Perdoar as injúrias;
  6. Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo;
  7. Rogar a Deus por vivos e defuntos.

Conclusão

As obras de misericórdia têm efeitos realmente surpreendentes na vida daqueles que as praticam. Por exemplo, sempre que realizamos alguma das obras estamos dando algo nosso para Cristo, nem que seja nosso tempo e paciência.

Contudo, não tardamos por esperar, pois Cristo retribuirá tudo.

É como ele diz em Mateus, “ao ajudar um dos meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”. Portanto, aja como Jesus e seus apóstolos agiram, a recompensa será grande e a festa no céu, também.

Viva o convite à conversão da Quaresma com profundidade

Nesta Quaresma, preparamos uma série de meditações especialmente para você chamada Repensando a Vida. E melhor, você pode receber todos os dias diretamente em seu Whatsapp.

Cadastre-se e junte-se a nós nesta jornada que está prestes a começar.