São Gregório de Narek foi um influente monge, poeta e teólogo armênio nascido no século X. Ele é mais conhecido por sua obra-prima, “As Orações de Gregório de Narek”, um livro de orações e reflexões que é considerado uma joia da espiritualidade armênia. Sua festa é celebrada em 27 de fevereiro.

Berço de livros

São Gregório de Narek nasceu em Vaspurakan, na Armênia Histórica. Seu berço foram livros, afinal, seus pais tinham uma extrema erudição. Infelizmente sua mãe morreu muito cedo e, com a nomeação de seu pai para ser arcebispo, sua criação foi confiada a seu tio Ananias. 

Ananias, entretanto, também era um homem muito culto. Era médico, filósofo e abade no mosteiro São Basílio de Narek. Ou seja, Gregório não teve contato somente com a bíblia, mas também com a filosofia helênica.

Fama 

Gregório logo foi ordenado abade e reformou o mosteiro de Narek. Era um homem muito contemplativo e versado, graças à filosofia. Logo ficou famoso por todos os cantos e vários monarcas requisitaram seus serviços. 

Por exemplo, a pedido do príncipe, Gurgen de Andzevatsik, fez um “Comentário sobre o Cântico dos Cânticos”. A partir de um pedido do Bispo Stepanos, escreveu a história da Santa Cruz de Aparan. 

Sua fama foi tamanha que alguns monges, com inveja, alegaram que Gregório disseminava heresias em suas pregações. O Santo de Narek acabou deposto de todos os seus cargos. 

Entretanto, logo a providência chegou para auxiliá-lo.

Provação

Dois monges vieram interrogá-lo em sua cela, para tentar descobrir quais eram suas heresias. Os monges, entretanto, acharam mais eficientes fazer uma verdadeira provação. Era um período de abstinência de carne, e então os monges trouxeram um patê de carne, afirmando que era de peixe. 

Gregório logo percebeu a “trapaça” e chamou os pássaros que cantavam à sua volta para comerem o patê em seu lugar. Foi o suficiente para os monges perceberem a ortodoxia e a sensibilidade de sua doutrina 

O trabalho com as palavras

São Gregório era extremamente versado nas palavras e em seus textos. Ele é um modelo de literatura e espiritualidade, pois suas palavras eram fortes e libertas de todos os cânones regulados pela tradição filosófico-religiosa da época. 

Nos 95 capítulos das Lamentações, o monge assume o papel de um representante da humanidade, que se encontra perdida no do pecado e aflita pela ausência de amor. Contudo, ele vive na expectativa de algo que transcende o mundo ao seu redor. Tudo isso é transmitido em suas palavras

São Gregório de Narek foi proclamado Doutor da Igreja em abril de 2015. Nessa ocasião o Papa Francisco mandou uma mensagem para todos os armênios:

“Prestemos atenção aos anseios das gerações mais jovens, que pedem um futuro livre das divisões do passado. Que, deste lugar santo, se difunda novamente uma luz radiante! Que à luz da fé, que desde São Gregório Narek iluminou estas terras, se una a luz do amor, que perdoa e reconcilia”.

Oração a São Gregório de Narek 

“São Gregório de Narek, voz inspirada de meditação e poesia, que buscavas a reconciliação com Deus através do arrependimento, A ti recorremos em humilde oração. Ó santo monge, exemplo de busca pela verdade interior, intercede por nós junto a Deus Pai, Para que possamos encontrar o perdão e a redenção em nossos arrependimentos. Ajuda-nos a reconhecer nossas fraquezas e pecados, E a humildemente nos voltarmos para Deus em busca de Sua misericórdia, encontrando a paz e a cura em Sua infinita compaixão. Ó São Gregório, cujas palavras ecoam a profundeza do coração humano, ensina-nos a expressar nossas confissões com sinceridade, E a abrir nossas almas para a graça transformadora de Deus. Que possamos ser tocados pelo amor redentor de Cristo, E que todos os arrependidos possam experimentar a alegria da reconciliação, encontrando uma nova vida em Seu abraço acolhedor. Ó São Gregório de Narek, cuja busca pelo arrependimento inspirou gerações, intercede por todos os corações contritos que buscam a Deus, E concede-lhes a graça de serem renovados e restaurados. Amém”