No Café com Fé desta quinta-feira, Adriano Dutra recebe como convidada a designer de joias Carla Amorim, que traz para suas criações a inspiração que vem de sua fé. Carla, nascida em Brasília, inspira-se em sua espiritualidade, bem como nas formas da natureza, criada por Deus e na arquitetura de sua cidade natal para criar suas jóias.

Carla nos ensina que quando ela olha a natureza, a imensidão do mar, por exemplo, acredita que é difícil para uma pessoa, mesmo que não tenha fé, deixar de pensar que há alguém por trás dessa obra magnífica. Se olharmos a natureza, seu movimento, seu equilíbrio, sua beleza atrai, e ela acredita que a beleza da natureza é insuperável. 

A designer conta que, aos 15 anos, teve um encontro profundo com Deus e pôde fazer uma caminhada desde muito jovem pois, quando nós temos esse encontro com Deus, acabamos buscando estar ao lado Dele sempre. Por isso, Carla já nos fala no início dessa conversa, da importância de se fazer um retiro periódico, ter o hábito da meditação diária e ir à Missa mais frequentemente e não só aos domingos.

Ela diz que é como a bateria do celular que quando acaba, é preciso recarregar. Ir à Missa todos os dias para ela é como recarregar as baterias de sua vida. 

Carla revela que, ainda que já fabricasse jóias como hobby, foi num momento de oração que ela recebeu uma inspiração de Deus para tornar-se uma design profissional, e a partir daí ela não se sentiu sozinha. Para ela, era um trabalho conjunto com Deus e, então, ela iniciou o caminho de profissionalizar-se nessa arte.

O processo criativo de Carla se desenvolve com a observação, em primeiro lugar, das coisas da natureza, em que ela vai anotando. Depois, ela acrescenta a inspiração que surge de sua práxis religiosa, da missa diária, das leituras espirituais e isso vem muito de seu cotidiano. Por exemplo, como devota do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, Carla já desenvolveu diversas jóias em sua honra.

Carla, ao criar suas jóias inspiradas em Deus, busca não só desenvolver algo que valorize esteticamente quem irá usar, mas que também seja um indicativo do amor de Deus. 

A designer de jóias, que considera sua arte como um dom, dado por Deus, nos ajuda a compreender que esse dom é preciso ser usado para Deus e com Ele, pois se nos esquecermos da presença de Deus em nossa vida e passarmos a querer exercer os dons que recebemos só por nossas forças, não conseguiremos exercê-los plenamente.

Por fim, Carla nos pede para lembrar sempre que Deus é amor e também nos recorda que Deus sempre está de braços abertos para nos receber, a qualquer instante. 

  • Assista esse episódio de nosso podcast Café com Fé, na íntegra, em nosso canal do YouTube e ouça em nosso aplicativo de meditações Seedtime ou nos melhores aplicativos de podcast.